Passar para o conteúdo principal

Youtube acusado de censura

Vídeos com certo tipo de conteúdos não podem ser monetizados.

O Youtube, a maior plataforma de vídeos do planeta, está novamente envolvido numa controvérsia.

Recentemente vários criadores de conteúdos do Youtube começaram a receber notificações de que alguns dos seus vídeos estavam a ser desmonetizados (ou seja, esses vídeos não podem gerar receitas de publicidade) por terem conteúdos considerados impróprios ou pouco amigáveis para as agências de publicidade.

Esta desmonetização está a afectar vários tipos de canais, desde os videojogos até conteúdos mais sensíveis como a guerra. Os afectados estão a descrever este acto do Youtube como censura. Embora os vídeos continuem disponíveis na plataforma, importa relembrar que actualmente existem pessoas cujos rendimentos vêm das receitas do Youtube. Ao impedir que vídeos com certos conteúdos sejam monetizados, o Youtube está a ditar que os criadores de conteúdos optem por ignorar certos temas.

Na página de suporte do Youtube encontramos uma lista dos conteúdos que não são considerados como amigáveis para publicidade. Na lista estão conteúdos sexualmente sugestivos, como nudez parcial ou humor sexual, violência, como mostrar feridas ou eventos relacionados com violência extrema, linguagem imprópria, promover drogas ou mesmo substâncias reguladas, e tópicos controversos ou sensíveis como guerra, conflitos políticos, desastres naturais e tragédias.

O Kotaku compilou várias queixas no Twitter dos criadores de conteúdos, mostrando que canais de todos os tipos de conteúdos estão a ser afectados. Os exemplos mais escandalosos são vídeos que falavam sobre depressão e acne.

A resposta do Youtube às acusações de censura é que nada mudou. As regras são as mesmas de sempre, todavia "melhoramos recentemente as notificações e processo de apelo para assegurar uma melhor comunicação". Mesmo que um vídeo tenha sido desmonetizado, o seu criador ainda pode apresentar uma reclamação e voltar a monetizar o vídeo se o Youtube considerar que a reclamação tem mérito.

Qual é a tua posição em relação ao que se está a passar no Youtube?

Esta é a mensagem de desmonetização que diversos canais do Youtube receberam.

Lê também