Youtube pode agora monetizar qualquer vídeo, mesmo que não queiras
Poder! Poder Ilimitado!
O Youtube alterou hoje os seus termos de serviço em Portugal e outros países para ter um poder absoluto sobre as publicidades que aparecem nos vídeos disponíveis na plataforma.
Num email enviado aos utilizadores registados, é referido que as novas regras, que entram em vigor a 1 de Junho, permitem ao Youtube monetizar todos os vídeos, atropelando a habilidade dos utilizadores para publicar vídeos não-monetizados.
Aqui está um resumo das novas regras:
- Reconhecimento Facial: os termos de serviço já ditam que não podes recolher informação que identifique uma pessoa sem a sua permissão. Isto sempre incluiu informação de reconhecimento facil, mas os novos termos tornam isso explícito.
- Youtube tem o direito de monetizar: o Youtube tem o direito de monetizar todos os conteúdos da plataforma e publicidade pode aparecer nos vídeos de canais fora do programa de parceiros do Youtube.
- Pagamentos de Royalities e retenção de impostos: para criadores com direito a pagamentos de receitas, tais pagamentos serão tratados como royalties na perspectiva de impostos dos E.U.A. e a Google vai reter os impostos requeridos pela lei.
Semelhantes termos já tinham entrado em vigor nos Estados Unidos em Novembro de 2020, mas agora expandiram-se para outros territórios, incluindo Portugal. Há vários criadores de conteúdos que optam por não-monetizar os seus vídeos, indo buscar a receita a outras plataformas como o Patreon.
Com os novos termos em vigor, a publicidade pode aparecer em qualquer vídeo da plataforma, retirando essa liberdade aos criadores de conteúdos.