Youtube terá subscrição paga para remover a publicidade
O novo serviço chama-se Youtube Red.
A Google confirmou que a partir de 28 de outubro o Youtube passará a ter uma subscrição paga opcional cuja vantagem será a visualização de vídeos sem publicidade. O preço da subscrição é $9.99 por mês.
Seguindo as pegadas de outros serviços de vídeo com subscrição, o Youtube Red, o nome do novo serviço, terá a partir do próximo ano vários conteúdos originais com as maiores celebridades da plataforma, nomeadamente PewDiePie, Fine Brothers, Rooster Teeth, CollegeHumor, entre outros (podem consultar a lista completa de conteúdos originais aqui).
Todos os vídeos do Youtube normal estarão disponíveis no Youtube Red. Além disso, aqueles que aderirem terão a opção de guardar vídeos para ver mais tarde. Também será possível continuar a correr vídeos no plano de fundo dos dispositivos, nomeadamente smartphones e tablets, o que dará jeito para ouvir música.
As receitas do Youtube Red para os criadores de vídeos serão determinadas pelo tempo de visualização. Ou seja, quando mais tempo os utilizadores passarem a ver um vídeo, maior será a receita. Com isto o Youtube não estará a encorajar que sejam criados vídeos mais longos, o objetivo é criar vídeos que sejam envolventes.
De acordo com o relato do Techcrunch, os criadores de vídeos foram basicamente forçados a aderir ao Youtube Red. Caso não o fizessem, os seus vídeos deixariam de aparecer publicamente tanto no Youtube normal como no Youtube Red.
A Google diz que o propósito desta rigidez é a consistência, assim os utilizadores não têm que se preocupar com vídeos que não estejam disponíveis no novo serviço. Ainda assim, o acordo faz parecer que a Google apontou uma arma à cabeça dos criadores de vídeos.
Fiquem com o trailer da série de PewDiePie, chamada "Scare PewDiePie".