Passar para o conteúdo principal

Google vai defender o "Fair Use" no Youtube

Está mesmo disposta a ir a tribunal e fazer frente às companhias proprietárias dos conteúdos.

De agora em diante, a Google vai lutar contra as companhias que denunciam e retiram vídeos do Youtube que façam um uso legítimo dos seus conteúdos.

Como explicado no blog da Google dedicado às suas políticas, "alguns dos uploads dão uso a conteúdos existentes, como a música ou clips de televisão, de formas novas e transformadoras que têm um valor social (como crítica ou paródia) que transcende os conteúdos originais."

Isto é conhecido como o uso legítimo. Ou seja, os conteúdos de outros são usados de forma justificada, sem infringir os direitos de autor. No caso dos videojogos, os vídeos comentados e análises em vídeo tornaram-se muito populares, no entanto, apesar deste tipo de vídeos estarem albergados dentro do uso legítimo, uma companhia ainda podia denunciá-los e removê-los por violarem direitos de autor.

O objetivo da Google é lutar contra as denuncias injustas e sem sentido, mesmo que isso implique uma batalha legal. A Google não promete defender todos os criadores de vídeo, mas está decidida a "proteger alguns dos melhores exemplos do uso legítimo no Youtube".

"Além de proteger o criador, este programa poderá, com o tempo, criar uma série de exemplos que vão ajudar a comunidade do Youtube e os autores a perceber melhor o que é o uso legítimo e a desenvolver melhores práticas como uma comunidade."

Curiosamente, um dos exemplos dados pela Google como uso legítimo vem dos videojogos, mais precisamente do canal de Jim Sterling. Um dos problemas da iniciativa é que os vídeos denunciados injustamente só ficarão visíveis nos Estados Unidos. O resto do mundo continua a não conseguir visualizá-los.

De qualquer modo, este é sem dúvida um passo positivo para os criadores de vídeos do Youtube.

Lê também