Zack Snyder fala sobre um dos temas mais controversos em Batman vs. Super-Homem
Temos aqui spoilers.
Um dos elementos mais controversos do Batman interpretado por Ben Affleck em Batman vs. Super-Homem: O Despertar da Justiça, é que ao contrário do esperado, o personagem não tem qualquer problema em matar. Uma das principais características de Batman, tal como a sua insistência em não usar armas letais, não parece fazer parte do código moral do Cavaleiro das Trevas de Zack Snyder.
Em conversa com o HeyGuys, Snyder fala sobre a sua visão para Batman e o porquê de não ter quaisquer problemas em Batman matar pessoas.
"Tentei-o fazer de uma forma técnica. Existe um bom vídeo no YouTube que mostra todas as mortes nos filmes de Christopher Nolan, apesar de ficarmos com a ideia que nesses filmes ele não mata ninguém. Penso que existem 42 potenciais mortes feitas pelo Batman! E remonta aos filmes do Batman de Tim Burton de onde veio esta reputação de um tipo que não mata."
Alguns fãs não gostaram da forma tão fácil com que Batman consegue matar e alguns até questionam a forma como ele mata alguns dos seus inimigos mas Snyder diz que existe uma explicação.
"Tentei-o fazer de forma indirecta. Disparar para o carro onde eles vão, o carro arrebenta ou uma granada arrebenta na mão de um tipo. Para mim ele não os mata directamente, mas se os tipos maus estão associados a algo que explode, ele diria que isso não é problema dele," continuou Snyder.
"Não diria que é um assassino, mas diria que no comic de Frank Miller a que faço referência, ele mata a torto e a direito. Existe uma cena da novela gráfica em que ele passa por uma parede, pega na metralhadora de um tipo...peguei nessa pequena vinheta de uma cena em The Dark Knight Returns, e no final, ele dispara para o tipo mesmo no meio dos olhos com a metralhadora. Um tiro. Claro, que optei pelo tanque de gás, e todos os que com quem trabalho diziam, 'Ele tem que disparar para a cabeça' porque são fanáticos dos comics, e eu disse, 'Não serei o tipo que faz isso!'"
Apesar de Snyder dizer que o seu Batman pode inadvertidamente matar inimigos como uma necessidade, ou porque resulta de uma consequência de eventos que escapam ao seu controle, ele não fala da "Marca Bat" que Batman carimba nos seus adversários. No filme é referido que quem é enviado para a prisão com essa marca está marcado para morrer.