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Zen apoia medidas impostas pela Microsoft

"Vais-te dar melhor no XBLA que na PSN".

A Microsoft parece estar no ponto de mira pelas suas políticas com as produtoras de jogos. Alguns estúdios acusaram a companhia de levantar restrições abusivas para conseguir melhores conteúdos que as consolas da concorrência.

A Sony recentemente afirmou que a companhia de Redmond fazia estas ações para proteger uma tecnologia inferior. Mas a verdade é que a Xbox 360 continua a vender mais que a PS3 nos Estados Unidos.

A Zen Studios, criadores de Pinball FX e da sua sequela para o XBLA, partiu a favor da companhia norte-americana afirmando que a política utilizada beneficia mais os produtores do que prejudica.

"É a cultura da Microsoft. A Sony, Nintendo e Microsoft têm políticas diferentes. A Microsoft tem uma forma específica de lidar com os jogos do Xbox Live Arcade. Isso faz com que seja uma plataforma bem sucedida, para todos que coloquem lá um jogo," disse Mel Kirk ao Eurogamer.

"Eu vou ser honesto, vais-te dar melhor no XBLA do que na PSN. As políticas que eles usam permitem isso. Eles não sufocam a criatividade porque, olhas para um jogo como o Pinball FX, fizemos algumas coisas espantosas para um jogo free-to-play. Eles deixam-nos tomar esses riscos. Eles estiveram lá. Eles querem trabalhar e ajudar-nos a desenvolvermos ainda mais jogos para eles e dão-nos imensos apoios."

Ele contou depois a experiência que a Zen teve com a PSN após a interrupção do serviço no início deste ano. "Quando a PSN ficou em baixo, é claro que isso foi um grande alarido. Mas depois tudo passou. Surgiu a E3 e foi tudo esquecido sobre isso."

"Falhámos dois lançamentos na interrupção da PSN. Depois houve muitas conversas entre gestores de contas. Hey, quando é que vocês querem lançar os vossos jogos? Têm aqui as datas potenciais. Nós ficámos tipo, ena isto é muito bom, e assim sabemos quando é que são lançados e afinal não será assim tão mau."

""Eu vou ser honesto, vais-te dar melhor no XBLA do que na PSN. As políticas que eles usam permitem isso. Eles não sufocam a criatividade..."

"Mas na terça-feira à noite antes da E3, todos os jogos simplesmente foram lançados. Quem quer que perdesse a sua data de lançamento durante a interrupção da PSN acabou por ver o seu jogo publicado. Descobrimos isso no Twitter e no Facebook. Hey! Fanstatic Four está disponível! Nós ficámos tipo, o quê? Fomos totalmente apanhados de surpresa. Foi difícil para nós engolirmos isso."

"Conversámos sobre o assunto. Tivemos um bom diálogo sobre isso. Eles não são muito de pedir desculpas. Eles disseram, Ok, da próxima vez - espero que não haja uma próxima vez - vamos tentar fazer as coisas de forma diferente. Estamos satisfeitos com isso."

Enquanto que a Sony teve os seus problemas com a PSN, o XBLA continua a ser o "Santo Graal" para a distribuição digital.

"Eles querem ser os primeiros do mercado," disse Kirk. "Trata-se de uma estratégia de negócio e a uma filosofia da companhia. Se queres ter o teu jogo no XBLA, sim, não o coloques em mais lado nenhum até que o coloques lá. O XBLA neste momento, o Steam está a rivalizar, é o Santo Graal para as publicações digitais."

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