Zipper: Exclusivos dão identidade
Sem eles tudo seria genérico.
Se uma consola não tivesse exclusivos, não teria uma identidade. Isto segundo Travis Steiner, o designer responsável por SOCOM: Special Forces.
"Os exclusivos dão identidade ao hardware," disse Steiner ao Videogamer. "O hardware é importante, mas os produtores de hardware e as marcas - a PlayStation ou outras marcas - são definidas pelos títulos exclusivos. Sem isso, tudo seria genérico."
Steiner acredita que os títulos multiplataforma estão em desvantagem para com os exclusivos pois não conseguem aproveitar o hardware da consola ao máximo.
"Penso que os jogos multiplataforma às vezes têm que fazer sacrifícios para trabalhar em qualquer plataforma, nós temos a vantagem de sabermos para que hardware estamos a fazer o jogo. No final, consegues obter melhor qualidade ao fazeres um jogo para um hardware específico."
Um exemplo de um jogo que aproveita esta vantagem dos exclusivos é SOCOM: Special Forces.
"Olhem para a resolução das texturas em SOCOM," exemplificou Steiner. "Se fosse multiplataforma, essa atenção ao detalhe na qualidade gráfica iria sofrer. O resultado final é melhor por estar concentrado num hardware particular."
SOCOM: Special Forces recebeu um 7/10 na nossa análise.