Zynga anuncia o seu próprio portal de jogos
Estará a preparar divórcio com o Facebook?
A Zynga, uma das maiores produtoras de jogos sociais, anunciou que irá lançar o seu próprio portal de jogos, o que quer dizer que os seus jogadores já não terão que obrigatoriamente jogar aos seus jogos através do Facebook.
A produtora espera receber uma série de jogos das third party em conjunto com os seus próprios jogos, como FarmVille, Words with Friends e Mafia Wars.
O site que vai abrir no final deste mês em versão beta, já conta com pelo menos duas produtoras, a Mobscience e a Row Sham Bow. Todos os parceiros third party poderão ter acesso "à tecnologia e aos serviços de desenvolvimento de jogos que a Zynga construiu especificamente para criar e expandir os jogos sociais," explicou John Schappert, da Zynda.
Este poderá vir a ser um movimento muito significativo quer para a produtora como para o Facebook. A Zynga atualmente faz 90% das suas receitas através do Facebook, enquanto que o Facebook faz 12% das suas receitas com a Zynga.
No entanto, pelo menos por enquanto, parece que a Zynga quer manter-se na rede social. O sistema de pagamento do novo site serão os Facebook Credits - dos quais Zuckerberg ganha 30% por transação.
"Temos sido uma empresa de jogos que oferece conteúdos aos nossos jogadores e que desenvolve as suas próprias infrestruturas e tecnologia. E agora estamo-nos a transformar numa companhia de jogos e plataformas," disse Schappert.
"Ouvimos os nossos jogadores, e o que eles querem dos jogos sociais. Eles querem um lugar onde possam jogar juntos, eles querem um lugar que oferece os melhores e novos jogos sociais para eles, onde têm sempre um amigo com quem jogar."