Assassin's Creed: Revelations Multijogador
Caças ou és caçado?
Gosto imenso da série Assassin's Creed, na minha opinião não é nenhuma obra-prima dos videojogos de ação, mas tem conseguido ir melhorando com o tempo, tanto em aspetos visuais, como na própria qualidade e variedade de gameplay (algo nada comum nas sequelas). Esta versão beta do modo multijogador de Assassin's Creed: Revelations revela imensas semelhanças com o seu antecessor Brotherhood, assenta nos mesmos conceitos, mas oferece novos modos de jogo, e uma estrutura mais aprimorada.
O jogo começa por apresentar um rápido tutorial que explica tudo o que é preciso saber para sobreviver aos primeiros minutos de jogo. Desde a interface aos comandos do jogo, objetivos, enfim tudo para evitar que levemos uma facada antes de sequer sabermos correr. Depois, ainda na sessão introdutória, o jogo introduz uma das novidades do multijogador de Assassin's Creed: Revelations, o Deathmatch. Este modo de jogo continua a funcionar no tradicional sistema onde somos ao mesmo tempo caçador e presa. O jogo determina um alvo para eliminarmos, e ao mesmo tempo um perseguidor com o objetivo de nos assassinar, e cuja identidade desconhecemos à partida.
O mapa disponível para este modo é algo pequeno, e deixa-nos permanentemente com uma sensação de perigo, com mortes a acontecer a toda a hora pelo mapa. Digamos que promove uma espécie de paranoia constante. Este modo é muito parecido com o clássico Wanted presente também em Assassin's Creed: Brotherhood, mas com a particularidade de não ter o radar que indica a posição do nosso alvo. Ao invés, temos um retrato do nosso alvo no canto superior direito do ecrã, com uma barra à volta que brilha sempre que entramos na sua linha de visão. Assim, somos obrigados a procurar entre a multidão com atenção e cuidado para não sermos detetados. Claro que existe uma forte probabilidade de termos alguns NPCs com o mesmo aspeto do nosso alvo na mesma zona, o que torna as coisas ainda mais interessantes, e nos obriga a ficar atentos a qualquer comportamento suspeito de um deles.
Depois de localizarmos o nosso alvo, temos uma barra que vai aumentando desde o estado discreet até incógnito com a condição de mantermos o alvo no nosso campo de visão. Os assassinatos em incógnito recompensam o jogador com muitos mais pontos do que se estivéssemos em discreet ou silent, o que incentiva a procurar abordagens mais discretas e planeadas para conseguir o melhor resultado. Para nos defendermos dos nossos perseguidores temos que os imobilizar (stun) na altura em que eles decidirem avançar para nós.
Se formos mais rápidos evitamos a morte. No caso de carregarem ao mesmo tempo, o adversário fica com a morte, mas como foi uma morte honrada dividimos os pontos com o inimigo. De uma forma geral o modo Deathmatch está bastante divertido, com um ritmo bastante rápido que promove ação permanente. Promete ser uma boa opção para os novos jogadores aprenderem os detalhes do jogo, e para os experientes aperfeiçoarem a sua técnica.