Passar para o conteúdo principal

Marvel's Avengers testado na PS5 e nas consolas Xbox Series

Uma diferença Stark?

Na semana passada, demos uma olhada exclusiva à versão PlayStation 5 de Marvel's Avengers para a PlayStation 5, mas o código da Xbox Series, difícil de obter antecipadamente devido a complicações com a Smart Delivery, não estava disponível. Então, como é que os programadores da Crystal Dynamics e Nixxes lidaram com o port para as consolas Series X e Series S? Os resultados chegaram e estamos a olhar para um jogo que exemplifica aquilo a que nos referimos como a "era pós-resolução", onde a contagem de pixéis em bruto é apenas um componente na composição visual de um jogo e talvez não o mais importante.

Em termos da configuração global oferecida por Marvel's Avengers nas consolas Xbox Series, é muito semelhante à PlayStation 5 no fornecimento de modos de qualidade e desempenho. O modo qualidade da Series X é essencialmente o mesmo que o da PS5, em comparação com as consolas da anterior geração, os utilizadores obtêm reflexos screen-space de superior resolução, mais destruição, melhor renderização da água, texturas de maior resolução e todas as outras melhorias anteriormente detalhadas. Tem como alvo renderizações nativas a 4K com pequenos ajustes dinâmicos de resolução, dependendo do conteúdo. A Series S? O modo de qualidade é muito semelhante, novamente com um alvo de 1440p, mas carece de algumas características visuais, incluindo o pacote de texturas de maior resolução presente na PS5 e Series X. 30fps estão basicamente fixos neste modo.

O modo de desempenho é o que as separa, com a Series S a funcionar dentro de uma janela de 720p a 1080p, atingindo 60fps, com mais cortes visuais como densidade reduzida de folhagem, filtragem de texturas mais turva e efeitos de partículas de menor resolução. Mas são as diferenças PS5 vs Series X que são mais fascinantes, ambas visam uma saída de imagem a 4K, mas a PS5 utiliza a renderização em checkerboard enquanto na Series X torna-se nativa. O que isto significa é que a plataforma da Sony pode resolver contagens de pixéis mais elevadas em conteúdos semelhantes, graças à sua solução checkerboard, mas por várias razões, a Series X fornece uma imagem mais nítida. Ambas ainda utilizam escalas de resolução dinâmica, com a Series X a trabalhar com uma janela dinâmica geralmente mais ampla. Devido à sua solução em checkerboard, a interface da PS5 também escala com a resolução, o que parece um pouco estranho.

Uma análise profunda a Marvel's Avengers na PS5, contra as consolas Xbox Series.Ver no Youtube

A questão é que a composição da apresentação é um pouco mais complicada. A PS5 tem elementos pós-processamento que funcionam com uma resolução muito mais baixa e Avengers é um jogo pesado em pós-processamento. Componentes como o desfoque do movimento e a profundidade do campo são afetados, parecendo visivelmente mais bloqueados do que os equivalentes da Xbox. A resolução da textura também pode ser afetada em alguns cenários, onde parece que a renderização em checkerboard pode não funcionar tão bem com escalas de resolução dinâmicas como a equivalente nativa da Xbox. No seu conjunto, a PlayStation 5 em modo de desempenho tem concessões de qualidade de imagem mais óbvias que se tornam mais evidentes à medida que os efeitos aumentam em escala.

Não falamos aqui especificamente sobre a contagem de pixéis para além das gamas gerais da resolução dinâmica, porque a resolução pode parecer notoriamente mais alta na PS5, mas outros aspetos da apresentação têm precedência. Essencialmente, o jogo é mais claro na Series X no modo de desempenho devido a estas diferenças na forma como a resolução é composta e como o pós-processamento é entregue - mesmo que a Series Xbox X pudesse tecnicamente estar a funcionar com uma resolução de saída inferior, a julgar pela contagem de pixéis.

Passando ao desempenho no modo 60 fotogramas por segundo, há muito pouco para separar os três sistemas. Todos eles ainda têm stutters percetíveis nos cortes de câmara durante as cinemáticas, e geralmente funcionam de forma muito semelhante com resultados muito semelhantes. A PlayStation 5 consegue manter os seus 60fps um pouco melhor do que as consolas Xbox durante a cenas de destruição intensa - presumivelmente devido à menor sobrecarga permitida pela solução de renderização em checkerboard, mas as quedas reais de desempenho na plataforma da Microsoft são mínimas e quase impercetíveis. Todas as três consolas funcionam de uma forma geral muito suave. Também fiquei impressionado com as melhorias nos tempos de carregamento. A Nixxes tem explorado as APIs de armazenamento de baixo nível em ambos os sistemas PlayStation e Xbox Series, com melhoramentos do dia para a noite em relação aos sistemas da anterior geração.

PlayStation 5 Quality Mode
Xbox Series X Qualtiy Mode
Xbox Series S Qualtiy Mode
No modo de qualidade, a Series X mostra menor escalonamento de resolução a partir de 4K do que a PS5, enquanto a Series S visa 1440p e atinge-a frequentemente.
PlayStation 5 Performance Mode
Xbox Series X Performance Mode
Xbox Series S Performance Mode
O desfoque de movimento tem uma resolução mais baixa na PlayStation 5 no modo de desempenho, dando muitas vezes a impressão de menos detalhes do que a resolução de saída real.
PlayStation 5 Performance Mode
Xbox Series X Performance Mode
Xbox Series S Performance Mode
O checkerboarding parece ter por vezes efeitos colaterais com escalas dinâmicas, tornando o modo de desempenho da PlayStation 5 menos claro do que o da Xbox Series X.
PlayStation 5 Performance Mode
Xbox Series X Performance Mode
Xbox Series S Performance Mode
Embora com uma resolução de saída inferior, a composição visual da Xbox Series X torna-a mais clara do que a da PlayStation 5 no modo de desempenho.

Um segmento de loading que demorou mais de um minuto na PS4 Pro dura quatro segundos na PlayStation 5, subindo para cerca de seis segundos na Series X. É aqui que a noção de diferenças percentuais no desempenho está em desacordo com a experiência real, sim, as consolas Xbox Series demoram mais 50% para completar um loading do que a PlayStation 5, mas quando a diferença é de apenas dois segundos, a diferença na experiência do utilizador não é especialmente percetível. Marvel's Avengers é possivelmente o nosso primeiro olhar real sobre o verdadeiro salto geracional proporcionado pelo armazenamento nas novas máquinas da Sony e da Microsoft e nenhum deles desilude.

Dito isto, estou impressionado com o trabalho que a Nixxes tem vindo a realizar, na medida em que está a receber uma atualização adequada em relação às consolas melhoradas da anterior geração e um impulso do dia para a noite em todas as áreas, contra os seus equivalentes originais. No entanto, as duas abordagens que o programador escolheu para tornar o modo de desempenho certamente oferecem resultados muito diferentes. A Xbox Series X parece mais clara e limpa, um estado de coisas compensado apenas por variações de desempenho que mal se registam. No entanto, em última análise, o Foundation Engine nunca teve tão bom aspeto - e é ótimo ver uma quantidade significativa de tempo e esforço investido nestas conversões da Xbox Series e PS5.

Lê também