Indiana Jones, Hellblade 2 e Star Wars Outlaws disputam o prémio de 'melhores gráficos do ano' da DF
Black Myth: Wukong, Astro Bot, Silent Hill 2 e muitos outros também foram distinguidos.
Todos os anos, a equipa da Digital Foundry partilha as suas notas sobre os jogos tecnologicamente mais impressionantes do ano - e numa discussão alargada de 108 minutos, John Linneman, Alex Battaglia e Oliver Mackenzie partilham as suas menções honrosas e uma lista dos dez títulos que mais lhes chamaram a atenção. No entanto, tal como no ano passado, são os três melhores jogos que realmente se destacam e, mais uma vez, decidir qual o jogo campeão foi objeto de um intenso debate.
A unanimidade está na colocação de Star Wars Outlaws na terceira posição. O jogo é elogiado por trazer a estética “vivida” da Guerra das Estrelas para os jogos de uma forma simplesmente brilhante, graças ao motor Snowdrop de última geração da Ubisoft Massive. De um ponto de vista tecnológico, a utilização de reflexos RT, iluminação global difusa e sombras RT é um feito notável, tendo em conta o hardware de ray tracing relativamente limitado disponível nas consolas. O facto de a versão para PC ter também uma alternativa de traçado de raios (RTXDI) para hardware de topo de gama é a cereja no topo do bolo.
No geral, é um feito espantoso, apenas desiludido pelas cutscenes, em que a animação parece estar abaixo da média em comparação com a animação no jogo.
- 0:00:00 Introdução
- 0:01:58 Menções honrosas: STALKER 2, Persona 3 Reload, Metaphor ReFantazio, Nightdive Studios, Tiny Glade, FF7 Rebirth, Power Rangers
- 0:20:46 Dragon's Dogma 2
- 0:26:35 Riven
- 0:30:32 Dragon Age: The Veilguard
- 0:37:24 Silent Hill 2
- 0:48:50 Astro Bot
- 0:54:32 Penny's Big Breakaway
- 0:58:05 Black Myth: Wukong
- 1:08:49 Star Wars Outlaws vs Hellblade 2 vs Indiana Jones and the Great Circle
Onde as opiniões se dividem é na colocação dos dois melhores jogos: Senua's Saga: Hellblade 2 e Indiana Jones and the Great Circle. Obviamente, do ponto de vista da jogabilidade, o épico da MachinesGames é um claro vencedor - mas esse não é obviamente o foco de uma discussão sobre os “Melhores Gráficos de 2024” da Digital Foundry. Hellblade 2 foi elogiado pelo seu espantoso trabalho de personagens e câmara virtual, ao ponto de alguns ambientes parecerem quase indistinguíveis de imagens reais.
O âmbito é muito mais limitado do que o de Indiana Jones, mas também contribui para um nível de qualidade consistente e louvável em toda a experiência. É um jogo pesado, mas também surpreendentemente escalável - Hellblade 2 pode correr na Steam Deck, enquanto o limite de 30 fps nas consolas é facilmente ultrapassado em PCs mais capazes.
A equipa acabou por concordar que Indiana Jones and the Great Circle deveria receber o cobiçado prémio de “gráficos do ano”. A qualidade e quantidade dos seus objetos e ambientes são notáveis, enquanto a utilização da iluminação global RT de boa qualidade em todas as versões nas consolas - e em alta resolução na Xbox Series X - não pode ser ignorada.
O facto de o jogo estar efetivamente fixo a uns perfeitos 60fps é mais um ponto a favor da epopeia da MachineGames, enquanto que a versão para PC a correr desbloqueada é uma experiência notavelmente consistente, sem stutter. Também ficámos impressionados com o facto de a versão para PC ir mais longe do que as versões para consola graças à inclusão do path tracing - e foi por isso que o painel deu o lugar a Indy: embora o Hellblade 2 não tenha um único pixel de diferença em relação ao que a Ninja Theory se propôs alcançar, existem limites rígidos - não há suporte para RT acelerado por hardware, por exemplo. Indiana Jones proporciona isso de forma espetacular, levando-o ao nível seguinte com a atualização “full RT”... e embora seja computacionalmente dispendioso, continua a ser acessível mesmo para hardware como uma RTX 4070.
Claro que, como a lista de capítulos acima sugere, há muito mais nesta discussão do que apenas os três primeiros, por isso, se tiveres algum tempo livre, vê o vídeo completo (ou o podcast) onde a equipa discute muitos jogos!