Passar para o conteúdo principal

A Digital Foundry ajuda-te em Warhammer 40K: Space Marine 2 com as melhores definições PC

Um jogo exigente - mas as melhorias fundamentais podem fazer toda a diferença.

A screenshot from Warhammer 40,000: Space Marine 2, showing an imposing armoured space marine surveying their surroundings.
Crédito da imagem: Saber Interactive/Focus Entertainment

Warhammer 40,000: Space Marine 2 chegou ao PC, com os jogadores a enfrentarem enormes vagas de inimigos Tyranid em níveis que levam até o hardware topo de gama da CPU e da GPU ao limite. Este título é muitas vezes limitado em termos de CPU, especialmente nos níveis em que se está a engolir enxames de rippers com flamers, mas escolhas criteriosas de definições podem ainda assim recuperar algum desempenho extra.

Uma das definições com maior impacto é a qualidade SSR, que pode ser definida como desligada, predefinida ou alta. Os nossos testes mostram uma vantagem de desempenho de cerca de 10% ao utilizar a definição predefinida em vez da elevada, conforme medido numa RTX 4060 com DLSS nativo. Isto produz reflexos com uma resolução visivelmente inferior, mas é difícil deixar passar o desempenho extra.

A definição de volumetria, que pode ser definida para média em vez de alta, oferece uma vantagem de desempenho de um por cento com pouca diferença visível. A história é semelhante com a definição de detalhe, que pode ser definida para médio em vez de ultra para mais um aumento de desempenho de um por cento. Também vale a pena considerar o SSAO predefinido em vez da definição alta, o que resulta numa oclusão de ambiente mais leve no screen-space e algum aliasing extra, mas as taxas de fotogramas sobem cerca de três por cento.

Alex Battaglia fala de definições otimizadas para Space Marine 2.Ver no Youtube

Caso contrário, pode manter as restantes definições nos seus níveis predefinidos. As sombras podem ser definidas como altas sem uma penalização percetível da taxa de fotogramas, e não há problema em utilizar a definição de resolução de textura ultra, mesmo em placas gráficas com 8 GB de VRAM. Talvez seja possível argumentar que o jogo deveria incluir texturas de maior qualidade para melhorar os visuais com alocações de VRAM maiores, como 12 GB ou 16 GB, mas não é esse o caso atualmente.

Ao optar por todas as definições otimizadas na tabela abaixo, obtém mais 19% de desempenho na RTX 4060, passando de 48 fps para 57 fps no nosso cenário de teste.

Em alternativa, pode manter todas as definições nas definições mais elevadas e, em vez disso, utilizar o sistema de resolução dinâmica incorporado no jogo. Basta definir a taxa de fotogramas pretendida no menu de definições, por exemplo, 60 fps, e o jogo ajusta automaticamente a sua resolução interna para garantir que se mantém acima do objetivo da taxa de fotogramas. Combinado com o v-sync, isto resulta numa experiência suave com uma entrega regular de fotogramas, embora seja possível a queda de fotogramas quando a carga da GPU aumenta subitamente.

Configurações otimizadas
Filtragem de texturas Ultra
Resolução de textura Ultra
Sombras Alto
SSAO Padrão
Reflexos screen-space Padrão
Volumetria Médio
Efeitos Alto
Detalhe Médio
Simulação de tecido Médio
Resolução dinâmica Ligado

Curiosamente, a versão PS5 (e Xbox Series X) do jogo parece utilizar algumas definições diferentes que não estão disponíveis na versão para PC. Por exemplo, é utilizada uma implementação personalizada do FSR 2, a qualidade SSR situa-se entre as predefinições padrão e alta no PC, a relva parece um pouco mais esparsa na PS5 e o detalhe é um híbrido entre as definições média e baixa do PC. Este tipo de otimizações nas consolas é comum, mas significa que não podemos obter uma correspondência exata entre as definições da PS5 e as do PC.

Com essa ressalva em mente, a correspondência com as definições do modo de velocidade da PS5 ainda produz resultados bastante interessantes. Testando num Ryzen 5 3600, uma CPU que se assemelha à da PS5, obtemos leituras quase idênticas da taxa de fotogramas de 55 fps na mesma cena com as nossas definições equivalentes às da consola. Entretanto, o Ryzen 7 7800X3D, a melhor CPU para jogos atualmente, apresenta um resultado quase exatamente duplo: 110 fps.

Isto não explica exatamente a vantagem de desempenho da Xbox Series X sobre a PS5, mas não deixa de ser interessante.

Finalmente, dado que as limitações da CPU podem ser profundas neste jogo e os ajustes nas configurações não tendem a reduzir a carga da CPU tanto quanto a carga da GPU, atualizar para uma CPU mais rápida ou RAM mais rápida pode ser a única maneira de ver um desempenho significativamente melhor nestas cenas com muita CPU.

Se estiver a utilizar um modelo Ryzen antigo, como o popular 2600 ou 3600, a atualização para uma CPU mais rápida para jogos, como o Ryzen 7 5700X3D (a melhor opção em AM4) ou o Ryzen 7 7800X3D (a melhor opção em AM5), pode fazer uma grande diferença. Claro que esta mudança também irá proporcionar um aumento notável noutros cenários de jogos com limitação de CPU.

Lê também