Keita Takahashi
O criador de Katamari sobre esticar, dormir e paz interplanetária. Vídeos exclusivos incluídos!
Quinta-feira vamos assistir ao lançamento na PSN – por meros 3,99 Euros – de Noby Noby Boy, o novo jogo do criador de Katamari Damacy Keita Takahashi.
Noby Noby Boy é um recreio interactivo no qual os jogadores controlam ambas as extremidades de um personagem elástico chamado BOY e apenas se divertem, interagindo com as estruturas e habitantes bizarros de mapas criados aleatóriamente. Todo o crescimento feito colectivamente por todos os jogadores através da PlayStation Network é relatado a uma GIRL no espaço, que por sua vez também cresce, ligando a Terra à Lua e Marte, abrindo novos ambientes para explorar.
Não é um jogo fácil de explicar – por isso temos o prazer de apresentar cinco vídeos exclusivos e uma conversa com Takahashi que irá, esperamos, elucidar-nos sobre o mundo estranho e fantástico de Noby Noby Boy.
Estiveste no evento? Bem, isso é um pouco embaraçoso para mim.... A versão mostrada no GameCity não estava nada completa. Foram mostrados 3 BOYs naquela altura, e a estrutura do BOY não estava terminada – como a forma em que as colisões entre BOY ou o porco e os ambientes funcionava. Jogo como está agora é um jogo totalmente diferente. Resumindo, as sequências do jogo não estavam terminadas e eu estive a trabalhar até de manhã no dia da minha partida do Japão para deixar o jogo o mais polido possível, mesmo que fosse impossível mostrar algo completo.
Por isso, um ano depois, aqui estou eu com este jogo com esperança que as pessoas gostem!
Quando o BOY cresce, ele informa a GIRL sobre isso e o corpo dela cresce de acordo. A GIRL vive no espaço e está a tentar ligar todos os planetas do sistema solar. Eu penso que ela está a tentar ligar todos os planetas do sistema solar para fazer com que todas as pessoas que aí habitam se compreendam umas às outras, e para terem um bom relacionamento entre si.
Como os humanos não se estão a dar bem uns com os outros, é por aí que as coisas devem começar. No entanto, eu acredito que se todo o sistema solar se der bem, então a Terra vai melhorar também. Bem, talvez com esta vontade e energia as pessoas na Terra se dêem bem umas com as outras.
Sobre o facto de o BOY e a GIRL serem mais do que amigos, eu não posso responder a essa questão, é um assunto privado.
De momento a moda para os jogos online é o co-op. No entanto, com o corpo do BOY a crescer como cresce, e com o motor a gerir a física dos movimentos dos objectos, seria necessário um enorme servidor para gerir tudo ao mesmo tempo. Demos de caras com este problema no início do desenvolvimento, por isso criamos esta ideia de um modo em rede que não é um modo multiplayer. Tinha-mos muitas outras ideias, mas ficamos sem tempo e não as implementamos no jogo.
Fora das razões técnicas, quisemos mostrar aos jogadores como é alcançar algo quando todos partilham o mesmo objectivo. Penso que será divertido – mas penso que há algo mais.
Eu ansioso para ver as reacções dos jogadores, uma vez que isto é algo que não posso fazer ou mesmo imaginar antes do jogo ser lançado.
Existe uma super técnica, que consiste em deixar o jogo ligado e não tocar nele! Quando não controlas o BOY, ele vagueia livremente sozinho. Por isso se deixares o jogo ligado durante a noite, ele pode ter crescido quando acordares de manhã.
Desculpa, mas não há nenhum significado especial excepto que ele está contente. Este é apenas o efeito libertado enquanto o BOY caminha. Normalmente nos jogos usamos um efeito com pó a voar pelo ar, mas acho que é aborrecido. Por isso eu quis usar algo que me deixasse feliz se estivesse a caminhar no mundo real. Por isso é que decidimos usar corações.
Mesmo sem a presença dos vistosos corações, vais reparar que no mundo de Noby Noby Boy, as pessoas já se dão bem com os animais, por isso não só vão montar nas costas do BOY, também montam nas contas dos animais ás vezes.