Entrevista a Olivier Comte
Jogos casuais, mercado português e perspectivas para o futuro.
Durante a gamescom, que teve lugar em Colónia, Alemanha, tivemos a oportunidade de entrevistar Olivier Comte, Vice Presidente de Marketing, Vendas e Publicações da Namco Bandai Partners. Esta foi uma oportunidade para se falar um pouco sobre questões mais relacionadas com a indústria, como os jogos casuais, a distribuição digital e até sobre os planos para o mercado português.
Namco Bandai Partners é uma nova companhia que nasceu há dois meses atrás pela aquisição da rede de distribuição da Atari. O nosso objectivo é gerir a nível mundial toda a distribuição dos produtos da Namco Bandai, com a excepção do Japão e dos EUA .
Nós temos como objectivo estar entre as cinco maiores companhias de videojogos a nível mundial até ao ano de 2015. Temos excelentes franchises, Tekken, Soul Calibur, Ace Combat, Ridge Racer e Dragon Ball. Para atingir esse objectivo temos que ser fortes em todos os segmentos, acção, aventura, FPS, RTS, corridas e mais jogos casuais.
Não podemos olhar para a Europa com um único país, é impossível. Seria um sonho fazê-lo pois era muito mais fácil. Temos culturas diferentes, línguas diferentes e até Moedas diferentes. Temos que olhar para cada país de uma forma específica, o objectivo da companhia é estar o mais perto possível dos territórios. O nosso sonho é localizar todos os jogos, por exemplo em português. No próximo ano, talvez um ou dois jogos serão localizados em português, estamos a pensar nisso. O único ponto negativo que temos tem a ver com os custos, é dispendioso localizar um jogo quando as vendas são poucas. O objectivo é localizar cada vez mais, não vendemos tanto se o jogo não for localizado, isso é claro, e em jogos casuais isso é importante.
O nosso trabalho é vender o produto do grupo, temos uma rede forte para o tornar rentável em diversos países, Portugal, Israel, Grécia, etc. Neste momento a Namco Bandai não é suficientemente grande para atingir os objectivos de negócio, por isso tivemos que fazer parcerias com outras editoras. Aliámo-nos à Codemasters, Disney e Bethesda, em alguns territórios, e a nossa relação é absolutamente normal, são independentes e não exercemos quaisquer pressões.