Entrevista a Hideo Kojima
De Peace Walker a Project Natal.
Foi durante a gamescom que tivemos o privilégio de entrevistar Hideo Kojima criador da série Metal Gear Solid, e não só. Falámos sobre os seu novos projectos, principalmente no seu envolvimento no novo Castlevania: Lords of Shadow, bem como no jogo para a PSP, Metal Gear Solid: Peace Walker.
Agora não. Não quero dizer que não queira criar algo para a DS, mas estou neste momento muito ocupado.
Um papel que tenho, que até é muito importante, é o de director cooperativo em funções. E como chefe no cargo tenho muitas responsabilidades, sendo uma delas a de supervisionar o desenvolvimento dentro dos estúdios da Konami. Um cargo mais ou menos que o Sr. Miyamoto tem em relação à Nintendo.
Sou o responsável pelos estúdios, e encarrego-me de coordenar as operações, bem como os jogos que estão em produção. E por último sou também designer de jogos, no qual desempenho essa função no Peace Walker, onde escrevi a história e desenho do jogo. Também sou o relações públicas do Peace Walker. Mas com respeito ao que faço, claro que todos são importantes, mas o que mais me agrada é ser criador de jogos, pois gosto de os criar e dar forma.
É como disse sobre o meu papel como director cooperativo, onde acredito que Castlevania seja uma franquia muito importante, e por isso queria que ela fosse mais forte. Mas claro, alguns membros das nossas equipas estão a trabalhar juntos, numa perspectiva de produção. Ainda não anunciámos novas franquias, mas estamos a pensar fazer o mesmo com outras franquias.
Na verdade não fui eu que encontrei a Mercury Steam, mas sim o Dave, o produtor de Castlevania: Lords of Shadow, que tinha trabalhado com a Mercury Steam, por isso decidimos confiar neles.
Sim, estou. Estou feliz por ser um estúdio com muito talento, que estão a fazer as coisas de forma diferente. Diferente da forma como nós os japoneses trabalhamos. Eles são muito apaixonados, são como os estúdios japoneses há uns tempos atrás. Estão num estado puro, com fome de criar videojogos. Eles podiam ter entrado na indústria de Hollywood e fazerem filmes, mas não, eles estão com fome de criar videojogos de uma forma apaixonada. Alguns dizem que é isto que falta aos criadores japoneses actualmente.
Acredito verdadeiramente que sim. Mas isso cabe à equipa decidir. Mas não imponho deliberadamente nada, não estou metido de cabeça na produção. Porque acredito que a Mercury Steam é muito talentosa, e o Dave também. É um novo estilo de mim próprio como produtor também. Se me meter em demasiado será mais um jogo do Kojima, mas eles são muito talentosos, sendo assim um novo estilo na produção para mim.