Exclusivo: Entrevista Pokémon Black & White
Os mestres Junichi Masuda e Mana Ibe.
Desde o velhinho Game Boy que Pokémon se tornou uma série de culto e altamente requisitada entre jogadores das mais variadas idades. Com o lançamento das novas versões Black & White a aproximar-se, foi-nos dada a possibilidade de entrevistar, em Londres, o Sr. Junichi Masuda, produtor e director de títulos da gama Pókemon, e ainda a Sra. Mana Ibe, Designer de modelos para alguns Pokémons da nova versão.
Aproveitámos assim para saber um pouco mais acerca dos novos jogos, ideias futuras ou até mesmo sobre o processo de criação de jogos da série.
Se são fãs da série ou estão curiosos em relação às novas aventuras Pokémon, então não deixem de dar uma espreitadela pelo resto do artigo.
Foi introduzido um novo sistema, chamado "Real System", que possibilita ao jogador manipular o cenário utilizando apenas um botão. Isto é um melhoramento a nível de dinamismo. É exemplo disso a cidade de Castelia, que mostra ao jogador vários ângulos de imagem perseguindo a personagem principal.
Os jogadores vão sentir um maior dinamismo com os novos ambientes, e em determinados momentos vão ficar WOOOW (leia-se, boquiabertos).
Foi mais um desafio, utilizando as potencialidades da DS, para perceber como este tipo de ambiente se adaptava ao mundo Pokémon.
Penso que a portabilidade é algo muito importante para os títulos Pokémon em estilo RPG, senão mesmo umas das suas mais importantes vantagens. Dou muito valor à possibilidade dos jogadores comunicarem pessoalmente enquanto jogam – a interacção pessoal fora do jogo é muito importante. Nessa direcção penso que as consolas portáteis são as mais adequadas para o fazer em aventuras RPG.
Tentamos atingir uma grande audiência, desde crianças a adultos. Os adultos vão ficar agradados com o brilharete das animações introduzidas e ao mesmo tempo tentamos introduzir conceitos básicos aos novatos – como apanhar Pokémons, por exemplo.
Eu também continuo a jogar (risos). Tento que os jogadores não se sintam cansados de jogar Pokémon e, nesse sentido, tentamos ir para além das expectativas da audiência. Quando o desenvolvimento das versões Black and White começou pensei: como hei de surpreender o público? Para o fazer temos que ter todos os detalhes em atenção.