GT Academy Wild Card no Autódromo de Portimão
Pilotos de simulador lutam por um banco real de competição.
Aproveitando a passagem por Portugal, mais precisamente pelo Autódromo Internacional do Algarve, do campeonato do mundo FIA GT1 (o campeonato de circuitos mais importante do calendário FIA Mundial logo a seguir à Fórmula 1), Nissan Portugal e Sony Computer Entertainment Europe Portugal voltaram a coligar esforços para dar sequência a uma ronda suplementar de acesso à final ibérica da edição 2011 do GT Academy, a ter lugar nos próximos dias 21 e 22 de Maio.
Esta parceria entre Nissan e Sony tem como por objetivo o desenvolvimento de uma escola de condutores virtuais – especialmente virtuosos e potenciais futuros pilotos de fábrica – aptos para, em fases mais avançadas da competição e com treino intensivo já num carro real, lutarem por um lugar que dará acesso às pistas e competições de índole internacional, lado a lado com pilotos mundialmente conhecidos.
Na verdade, com esta escola de recrutamento – GT Academy –, a ligação entre o plano virtual e real é cada vez mais ténue. Atuais equipas de competição dispõem já de simuladores avançados que permitem aos seus pilotos começar por ensaiar os veículos antes mesmo de os conduzir no asfalto e assim sendo, tendo por base o jogo Gran Turismo 5, a Nissan, numa parceria com a SCEE, serve-se do simulador criado pela equipa Polyphony Digital de Kazunori Yamauchi para desafiar os pilotos mais rápidos para uma nova edição do GT Academy. O motivo é claro; não apenas promover uma aproximação entre o plano virtual e real, mas também apurar se um piloto com formação em simulador será capaz de singrar nas pistas verdadeiras e em provas tão míticas como por exemplo as 24 horas de Le Mans, onde esforço físico e psicológico são levados aos limites.
Lucas Ordoñez, o primeiro piloto fabricado no GT Academy
O GT Academy teve a primeira iniciativa em 2008 e conheceu como primeiro vencedor europeu Lucas Ordoñez, estudante espanhol de 23 anos. Depois de ganhar o evento final no autódromo de Silverstone em Inglaterra (tendo sido avaliado por elementos ligados à competição automóvel como Eddie Jordan), recebeu o convite para participar nas 24 horas do Dubai, em Janeiro de 2009, dividindo a condução de um Nissan 370 Z com o conhecido ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert e desde então não mais parou de se envolver em novas provas. Além disso, competiu ainda na GT4 Cup e este ano irá estar presente à partida das míticas 24 horas de Le Mans, participando ainda na respetiva Taça internacional de Le Mans.
Em 2010 teve lugar a segunda edição do GT Academy a nível europeu e no que respeita aos participantes portugueses, Filipe Barreto, de 32 anos, foi o que caminhou mais longe, tendo assegurado um lugar na restrita final de 8 concorrentes presentes em Silverstone. Infelizmente nem tudo lhe correu pelo melhor na terceira ronda de eliminatórias e acabou eliminado já muito próximo do final (numa final que se prolonga por seis dias de intensivos testes), numa prova que conheceu Jordan Tresson como vencedor.