LittleBigPlanet
Um pequeno grande mundo simplesmente delicioso!
No meio de milhares de jogos, apenas alguns serão recordados no futuro com grande nostalgia, aqueles que tiveram a oportunidade de receber o título de “revolucionário”. Exemplos de jogos deste tipo são Pac Man, Super Mario Bros., Final Fantasy VII, entre outros, porque nos proporcionaram momentos únicos. LittleBigPlanet, um título exclusivo para a PlayStation 3, irá com certeza pertencer à lista acima referida.
Mas o que é que este “Super Mario” de nova geração nos traz de novo a nós jogadores? Segundo a Media Molecule, produtora do jogo, LBP consiste em criar, jogar e partilhar; uma fórmula que só começou a ser recentemente utilizada devido à vontade dos consumidores criarem e partilharem os seus próprios conteúdos.
Mas comecemos pelo básico. LittleBigPlanet é um jogo bastante simples. Temos um pequeno “plush” intitulado de sack boy, uma das personagens mais fofas que os videojogos já viram. Este pode ser personalizado de uma ponta à outra. Com um simples pressionar de um botão abrimos o menu de personalização e podemos começar a vestir o nosso boneco de trapos. Desde peças de roupa a vários tipos de tecido diferentes, passando pelas fotos de amigos, o que não falta são opções. Se gostarem muito da Eurogamer.pt até podem meter o nosso logo na t-shirt do vosso sackboy, pertinho do coração.
Se são daqueles jogadores indecisos que em cada dia quer uma coisa diferente, mas quer guardar as combinações já feitas, fiquem a saber que será possível guardá-las no menu de personalização.
Depois de metermos o nosso boneco ao nosso gosto é altura de começar a jogar. A partir da nossa nave de cartão temos uma visão dos vários mundos disponíveis, sendo que cada um tem vários níveis que teremos de completar. Ao fazermos isso recebemos recompensas. Estas podem ser novas funcionalidades, roupas ou criações vindas das mentes por detrás da Media Molecule.
LBP pode ser passado com a ajuda dos amigos, já que suporta 4 jogadores em simultâneo sem ecrã dividido. Mas isto não é sinónimo de confusão. Sempre que algum amigo se afaste demasiado, este é transportado automaticamente para o local onde está a “host”.
Este modo cooperativo vai agradar a muitos jogadores, mas o “singleplayer” está presente da mesma forma. Estas duas opções trazem desvantagens e vantagens. Quando o fazemos com amigos é mais fácil, mas teremos menos hipóteses de apanhar todas as bolhas (que correspondem aos pontos). De forma solitária a acção é mais difícil, mas ao menos ficamos com os pontos todos para nós.