NGP (Next Generation Portable)
Fomos a Londres testar a nova portátil da Sony.
A PSP chegou ao nosso território a 2 de Setembro de 2005. Agora, passados quase 6 anos da iniciação da Sony no mundo das consolas portáteis, foi apresentada uma nova consola com o nome de código NGP (Next Generation Portable). É certo que ainda não existe uma data de lançamento e um preço, mas já tivemos a oportunidade de experimentar a consola bem como duas mãos cheias de jogos
Foi num evento que decorreu em Londres que tivemos o nosso primeiro contacto com a consola. Na chegada à sala do evento, os olhos saltaram-me logo para as várias televisões espalhadas, e junto a cada um delas, estava uma NGP (as consolas estavam ligadas às televisões, podíamos escolher em que ecrã jogar) . Como qualquer jogador, queria ir a correr experimentar a consola, mas para fazer crescer água na boca de todos os presentes, a Sony decidiu realizar primeiro uma pequena conferência de apresentação.
A conferência começou com um pedido desculpas da Sony pela situação da PlayStation Network e agradeceu pela paciência que todos têm demonstrado. Com isto fora do caminho, finalmente chegou a parte pela qual todos estavam à espera, a NGP. Depois de mostrado aquele trailer que já todos conhecemos (ver em baixo), um dos membros da Sony Bend subiu ao palco para falar sobre Uncharted: Golden Abyss (sim, este é nome oficial do jogo), e nada melhor que convidar Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, para jogar a demonstração do jogo.
Yoshida desembaraçou-se razoavelmente bem com os controlos touchscreen do jogo, mas acabou por perder, soltando-se "ohh" por toda a plateia presente. A seguir, foi a vez da apresentação de um jogo que apenas será anunciado daqui a uns dias, e por isso não posso dizer o seu nome ou mencionar detalhes sobre ele.
Já no final desta curta conferência, foi revelado que Resistance: Retribution, originalmente lançado na PSP, estará disponível na NGP e dará uso aos seus dois analógicos. Aqueles que compraram o título em formato digital, poderão descarregá-lo gratuitamente para a NGP. Para quem comprou em formato físico, a Sony prometeu que está a tentar arranjar uma solução.
Terminada a conferência, chegou finalmente a altura de jogar. A maior parte dos presentes foi logo a correr para Uncharted: Golden Abyss, eu segui-os. Mas não iremos falar aqui de Uncharted: Golden Abyss ou qualquer outro jogo que experimentamos, pois haverá artigos dedicados a cada um.
O evento serviu exclusivamente para experimentar a NGP e os seus jogos. Por muito que seja a nossa curiosidade (e a vossa), o preço, data de lançamento e nome oficial ficaram por revelar. Talvez na E3 já para a semana saibamos todos os detalhes do lançamento. PlayStation Vita tem sido o último rumor para o nome da consola. Para já, tudo o conhecemos da consola são algumas das suas especificações técnicas, as quais podem ver em baixo:
- CPU: ARM® Cortex-A9 core (4 core)
- GPU: SGX543MP4+
- Dimensões externas: 182.0 x 83.5 x 18.6mm (Largura x altura x profundidade) (Tamanho ainda não final)
- Resolução ecrã: OLED a 960 × 544 pixels com 220 ppi
- Ecrã táctil traseiro e frente
- Câmaras: Frente e trás
- Som: Som Stereo.
- Microfone
- Sensores: Sensores do Six-axis
- GPS incluído
- Wi-Fi
- Botões de PS, energia, o D-pad, os de acção (Triângulo, circulo, X e quadrado)
- Botões laterais, esquerdo e direito
- Analógico esquerdo e direito
- Botão START e SELECT
- Mais o de volume +/-
- Wireless com Mobile network connectivity (3G)
- Protocolos IEEE 802.11b/g/n (n = 1x1)(Wi-Fi) (Infrastructure mode/Ad-hoc mode)
- Bluetooth® 2.1+EDR (A2DP/AVRCP/HSP
Quando vi a consola pela primeira vez, pareceu-me realmente enorme. Ao vivo, fiquei surpreendido porque não é tão grande como parece. Ao mesmo tempo, é também muito leve, embora as consolas do evento não tinham a bateria colocada.