Tales of Monkey Island
Dave Grossman da Telltale Games, fala sobre o remake do jogo.
Quando a Telltale Games prometeu revelar um novo jogo em episódios na E3, poucos pensavam que seria Tales of Monkey Island - uma aventura dividida em cinco partes, baseada na serie da LucasArts. Também poucos pensavam que o primeiro episódio sairia tão cedo: 7 de Julho para PC e com a data para o WiiWare ainda por revelar. Dado o historial da Telltale - Sam and Max, Strong Bad's Cool Game for Attractive People, Wallace and Gromit - não devíamos ficar surpreendidos, e devíamos ter boas expectativas.
Mas, o director de design de Tales of Monkey Island, Dave Grossman, admite, este IP vem com especial pressão: poucas licenças são tão acarinhadas. Então o que está a equipa a planear para Guybrush, Elaine e LeChuck? Como vão manter a magia original intacta? Encurralámos Grossman para descobrir.
Estranhamente não, não fiz mesmo força para isso. Senti que tive a minha oportunidade para cerrar os dentes em Monkey Island há muito tempo atrás, mas isso não era verdade para todos na companhia. Muitos sentiram que não tinham terminado e podíamos fazer mais com ele.
É na verdade algo que temos estado a falar com a LucasArts praticamente desde que a companhia existe. Agora é apenas a altura apropriada; as pessoas certas estavam interessadas ao mesmo tempo e em ambos os lados.
Bem, Monkey Island é uma encantadora e muita engraçada série de jogos sobre ser um pirata. Resumidamente, é isso. De que mais realmente precisas?
A inspiração foi a viagem Piratas das Caraíbas na Disneylândia. Ron Gilbert pensou, "Como seria sair dessa viagem e conhecer os personagens que estavam naquelas recriações?" Começou por aí.
Momento a momento a série é muito divertida, mas as histórias principais são geralmente muito sérias. The Secret of Monkey Island é sobre um jovem rapaz a tentar alcançar o sonho da sua vida e encontrar o amor pelo caminho. Não há nada de engraçado nisso. E eu penso que essas duas coisas - histórias abrangentes sérias e humor momento a momento - combinaram para criar algo verdadeiramente especial.
O Ron ajudou. Assim que tive permissão para contar a alguém telefonei ao Ron, porque sei que a série significa muito para ele, e ele foi a força orientadora original por detrás dos primeiros jogos. Ele olhou em volta e disse, "Posso ir aí e partilhar ideias contigo?" E eu fui tipo, "Fantástico! É absolutamente a melhor coisa que podias fazer."
Por isso ele apareceu e passou grande parte da semana connosco, apenas a partilhar ideias. Trabalhámos a história principal a partir dele; ele tinha alguns comentários sobre como estávamos a lidar com a Elaine no nosso primeiro esboço e isso levou-nos a fazer algumas mudanças; e provavelmente algumas das falas dele estão ali também. Ele teve que voltar ao seu trabalho normal como director criativo na Hothead onde está a fazer o seu jogo Deathspank, que também está com um aspecto muito porreiro. Mas ele teve a oportunidade de dar a sua opinião.
Não cheguei a chamar o Tim porque envolver o Ron acabou por dar muito trabalho - muita discussão legal em torno disso. Eu pensei, se apenas posso envolver um deles, então vai ser o Ron.
Bem, ele trabalha a tempo inteiro noutro estúdio, por isso existem muitos bocados e peças em tomar o seu cérebro emprestado. E estivemos sempre a tentar manter segredo sobretudo para podermos surgir com um anúncio surpresa quando o jogo estivesse pronto.