World Rally Championship
WRC finalmente regressa.
Cerca de cinco anos volvidos desde a última vez que o Campeonato Mundial de Rali teve direito a um jogo de vídeo, os italianos da Milestone Entertainment vêem-se agora encarregados de recriar a magia dessas corridas para o nosso entretenimento.
Desenvolvido por claros entusiastas da modalidade, o jogo está sem reservas no campo da simulação, pretendendo apelar aos fãs de ralis. Embora num jogo de corridas habitual a denominação de "simulação" se cinja ao realismo do comportamento dos carros face às elevadas velocidades com que circulam em pista; num contexto de rali as variáveis estendem-se aos diferentes tipos de pisos que as diferentes provas apresentam ao longo do seu traçado.
Para esse efeito, foi desenvolvido um motor de jogo completamente novo para suportar as diferentes exigências de retratar a modalidade. O comportamento dos carros a altas velocidades é em geral credível. Ainda assim, são feitas concessões essencialmente a nível da interacção destes com os elementos da pista (rails, obstáculos), que nem sempre pode ser equiparada à realidade.
Conduzir um carro de rali não é tarefa acessível a todos, e nesse sentido foram introduzidas toda uma variedade de ajudas para facilitar a tarefa do jogador. Foi-nos dito que estas nunca interferem directamente com o motor de jogo, ou com a deslocação do carro, consistindo essencialmente num grau variável de interferência do jogo nos comandos do jogador. Por exemplo, se um jogador se aproxima de uma curva com velocidade excessiva, o papel da ajuda será de travar o carro para a velocidade adequada apesar de o jogador provavelmente continuar a acelerar.
As ajudas facilitarão em muito a curva de aprendizagem, pois uma condução imprudente não é opção. Cada embate ou pancada causa danos em componentes chave do carro. Embora a carroçaria fique intocável (apresenta apenas alguns arranhões e marcas puramente cosméticas) a consequência desses acidentes materializa-se no desempenho do carro.
Danos na caixa de velocidade fazem com que as mudanças demorem mais tempo a entrar (e o façam acompanhadas de um som de metal a moer metal que dói no coração de qualquer entusiasta de automóveis). Problemas na suspensão podem alterar em muito o comportamento do carro nas curvas. Mesmo o próprio volante pode começar a funcionar de forma defeituosa. A maioria das peças essenciais ao automóvel podem ser danificadas com consequências para a experiência de condução.
Entre especiais há a possibilidade de reparar os danos causados ao carro, mas para tal há um espaço de tempo limitado. Gera-se assim uma componente estratégica entre corridas, pois se os danos forem consideráveis é necessário escolher cuidadosamente que componentes arranjar. A escolha entre uma coluna de direcção quase quebrada e uma quarta mudança que não entra por danos na caixa de velocidades dependerá das prioridades de cada um.
A presença da licença oficial do World Rally Championship é explorada na integra, distribuída pelas categorias WRC, Junior-WRC, Super-WRC e Production-WRC. Ou seja, temos toda uma galeria de carros com diferentes potências.
No entanto a grande vantagem de se deter uma licença como essa, é a possibilidade de utilizar as etapas mais emblemáticas do campeonato. Devidamente divididas em setenta e oito especiais ao longo de treze etapas, a variedade de traçados e terrenos para experimentar são um valor acrescentado para este título.